sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

.vacaciones de navidad.



e aí que no doutorado entramos de vacaciones [até dia 6 de janeiro, quando as crianças espanholas ganham seus presentes, trazidos pelos reyes magos e não pelo papai noel!] e estou indo passar o natal na ITÁLIA!!! dias 24 e 25 estarei em florença, mas antes terei passado por barcelona, miLÁno [e feito um brinde a mariana marques!], veneza, siena, e provavelmente pisa, lucca e pietrasanta [em busca das origens dos graziani!]. depois do natal, a volta para casa inclui um dia em turim e mais um e meio em barcelona. tudo de renfe e trenitalia, para dar um time dos mil e quinhentos aviões que já tive que pegar esse ano. serão aproximadamente 4.000 km, ida e volta, de beleza e comilança, em 10 dias de viagem [volto a tempo de passar o revéillon na puerta del sol - esse, afinal, será o terceiro ano novo que passarei em madrid, e o quarto na espanha, e nunca criei coragem para enfrentar o frio e a multidão da mais tradicional nochevieja da cidade]. 
a itália era uma dívida antiga, minha comigo mesma, e passava da hora de saná-la. já visitei países bem menos convencionais e ficava adiando a itália com o argumento de que tinha que dedicar uma viagem inteira só para o país. resultado: terei que fazer duas viagens! 
todos os meus amigos que conhecem bem 'a bota' foram unânimes em dizer que era besteira ir a roma desta vez, que roma merecia pelo menos uns 4 dias e que incluir a cidade faria a viagem virar uma maratona maior do que já está [nunca fiz uma viagem com tantos destinos em tão pouco tempo! #mêda]. fiquei triste por não ir ver a fontana di trevi, mas a vantagem é que assim já tenho um excelente pretexto para voltar a itália: ir a roma e depois ao sul, para ouvir caruso numa vecchia terazza davanti al golfo de surriento, na costa amalfitana [sim, isso é o que eu convencionei chamar de 'fantasia não-sexual'!].
bom, mas o postito de hoje é para compartilhar, especialmente com minhas leitorAs [que são maioria qualificada por aqui!], meus notórios saberes sobre COMO ARRUMAR UMA MALA-MICRO DE INVERNO!!!
sim, modéstia à parte, essa é uma das coisas que aprendi viajando e da qual me gabo profundamente - porque, afinal, não existe nada mais MT [matuto, como diz minha sobrinha de 13 anos!] do que levar uma mala ENORME para uma viagem de menos de 1 mês. então comprei uma malinha de 3,5kg com giro 360º [a maior invenção de todos os tempos depois do telefone, do avião e da fotografia!], coloquei as coisas do fernando [sim, são 3,5kg para duas pessoas - para uma só seria tão fácil que não mereceria um post!], analisei o espaço que me sobrou [depois do figurino XXL do rapaz, que tem 1,93m], e fui ser feliz.
o truque é viajar vestida com a roupa mais pesada: casacão sobretudo, calça jeans, botona até o joelho, pullover mais grosso e camisa térmica por baixo.
na mala: mais um casaco [de preferência um impermeável, para os dias de chuva ou neve!], blusas de manga comprida, duas de gola alta, uma jaqueta de couro, um cardigan, meia-calça de lã, um moleton bem quentinho para dormir, outra blusa térmica, outra calça jeans e outra bota [jamais cometa o erro de viajar só com um sapato - por mais confortável que seja, seu pé vai acabar doendo alguma hora!]. no mais, roupa íntima suficiente para o número de dias, uma meinha daquelas com borracha no solado [para andar para lá e para cá no hotel - melhor do que levar chinelo, porque ocupam menos espaço!], luvas [de couro!], protetor de orelhas e cachecóis variados [assim você não fica parecendo que está sempre com a mesma roupa em todas as fotos!]. 
de extra: ligas, fivelas e tiaras variadas [também para mudar de carinha nas fotos!], maquiagem básica [a menos que você tenha sido convidada para jantar com a caroline de mônaco, basta o protetor solar, um pózinho, lápis, rímel (com o curvex!), blush e protetor labial], um perfuminho pequeno [escolha um bem legal porque ele te trará, para sempre, lembranças do lugar], e creminhos para as mãos [recomendo, muito, o happy hands kit travel collection da l´occitane - ganhei agora de uma amiga e não posso mais viver sem! a caixa vem com seis bisnaguinhas de três tipos, duas de cada, cada uma mais deliciosa que a outra: 1) shea butter super-hidratante para aquelas horas que parece que a nossa mão vai cair; 2) creme com óleo essencial de lavanda da haute-provence, ideal para a hora de dormir; e 3) [a minha preferida!] um gel-creme refrescante e com cheirinho delicioso de capim-limão, que hidrata e seca imediatamente, perfeito para quem sua nas mãos, como eu!]. a propósito, é claro que não vou levar a caixa com as seis bisnaguinhas para essa viagem, né?! vou levar uma bisnaguinha de cada [não disse que não sei mais viver sem?!]. coloquei a caixa inteira aí na foto só para você verem e poderem procurar direitinho na loja!
de resto: passagens, passaporte, seguro de viagem [alguns cartões internacionais, como o diners black, têm seguro embutido!], celular, notebook, carregadores, secador de cabelo, serrinha de unha, kit remédios habituais [imprescindível para quem é alérgica como eu!], adaptador universal de tomadas, óculos escuros, um livro, um moleskine [com todas as anotações prévias e espaço em branco suficiente para as anotações posteriores], dinheiro [sempre bom levar alguma coisa da moeda local] e o kit banheiro. se for dormir no caminho levo, ainda, meu travesseirinho de estimação [aquele 'je suis tranquille' que vocês já conhecem e que aparece no panorama do post hogar dulce hogar!]
ah, e uma última dica, preciosa: a bolsa de mão! não troco por nada nesse mundo as minhas le pliage, da longchamp. são levíssimas, enormes [cabem tudo!], chics e super práticas. tenho duas grandes, uma bege e uma roxa, quase azul marinho, e AMO a duas [vou comprar uma laranja aqui!]. levo sempre uma comigo e a outra dobradinha [elas dobram inteirinhas e ficam micro!] dentro da mala. assim, posso me dar ao luxo de trocar até de bolsa durante as viagens!
ficam as dicas, guapas! em troca, desejem-me boa viagem e deixem dicas da toscana, se valerem a pena.
p.s.: parto no domingo, cedíssimo. se der, vou dando notícias de lá! caso contrário, passo aqui nem que seja rapidinho, só para desejar feliz natal para vocês!

7 comentários:

  1. eu não quis nem saber da coisa da mala....

    Toscanaaaaaaaaaaaaaaaa!

    morri.com.br, tri, m.o.r.r.i!

    ResponderExcluir
  2. esqueci de perguntar: vai tirar a foto clássica em Pisa, tentando segurar a torre??? tão clássica qto a de braços abertos aqui no Cristo!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. claro né, Mô?! em tua homenagem! aguarde!

    ResponderExcluir
  4. Bon voyage, chérie!

    Florença é linda demais!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. o melhor post de todos os teeeempos! hahahaha!
    ai, tró, que mara. boa viagem, arrasa! sou louca pra ir pra Lucca, porque li uns livros muito interessantes sobre Lucca, Lorena... awnnnn! :~
    quero muitas fotos.

    beijocas

    ResponderExcluir
  6. Can me desculpe mas não acreditei que tudo que vc disse que ia levar coube numa mala pequena junto com as coisas do Fernando... essa eu só acredito vendo....kkkk

    ResponderExcluir
  7. tinha q ter tirado foto dessa mala!!!!!

    ResponderExcluir