quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

.#sienafeelings.

 .#toscanafeelings.
 .a dourada piazza del campo.
 .piazza del campo e duomo di siena.
 .sob o sol da toscana, no melhor estilo 'dolce far niente'.
 .il gelato del giorno.
.a melhor pizza da viagem e o famoso gelato di nocciola:
la favorita - p.zza matteotti, 30-32.
 albergo chiusarelli: um encanto de hotel.
.la macchina gialla e a convalidação [OBRIGATÓRIA] do ticket de passagem.

depois da lombardia e de vêneto, finalmente cheguei à toscana [ou seria a itália?]! saí de venezia santa lucia com destino a firenze rifredi, onde troquei de trem, e cheguei em siena, via empoli, num percurso que não me levou 5 horas no total. siena entrou no roteiro por recomendação expressa de três amigos amantes [e vastos conhecedores] da itália. eu, que me apaixono fácil por cidadezinhas menores e medievais, aderi instantaneamente. e foi assim que siena virou minha [feliz] porta de entrada na toscana! cheguei à noite e minha existência dependia  de um jantar gostoso e quentinho. apesar de o hotel chiusarelli contar com um tradicional e renomado restaurante, optei por caminhar um pouquinho pela cidade e acabei me abrigando do frio na primeira opção charmosa que me apareceu: o la favorita, na piazza matteotti, bem do lado do hotel. lá, comi a melhor pizza [só de ver essas beringelas parmiggianas queimadinhas no forno à lenha me dá vontade de voltar!] e tomei meu primeiro gelato di nocciola da viagem [ai!]. a mesa ao lado da minha contava com mais de uma dezena de amigos, que falavam alto, riam e bebiam vinho, numa clara e gostosa comemoração da vida - especialidade dos italianos, aliás. naquele momento exato percebi o abismo de conduta e personalidade coletiva que há entre os bravos espanhóis e os alegres italianos [não que não haja alegria na espanha, mas é uma alegria que, de tão diferente, mereceria outro nome!]. foi ali, precisamente, que me senti pela primeira vez na itália [milão não tem uma forte expressão italiana e veneza - já disse - me pareceu estar na itália por mero acidente geográfico].  
no dia seguinte, a regra era clara: explorar siena a pé tendo como ponto de referência e parada a famosa piazza del campo, onde duas vezes por ano [sempre nos dias 2 de julho e 16 de agosto] acontece o maior torneio medieval da europa: o famoso palio di siena. caminhei pelas ruas medievais da cidade, impressionada com a altura dos prédios e monumentos e encantada com detalhes tão toscanos como o restaurante de mesa única e toalha laranja da foto do primeiro panorama. com olhos do tamanho dos meus pude reparar em tudo, até no distinto senhor que, sentado numa mesa de toalha quadriculada, num dos inúmeros restaurantes da piazza del campo, lambeu as pontas dos cinco dedos da mão direita, do mindinho ao polegar, para não desperdiçar nenhuma gota do autêntico [e divino!] pomodoro italiano [a itália é uma caricatura!].
sentada no histórico chão inclinado e de tijolos ziguezagueantes da piazza del campo, sob o quente e reconfortante sol da toscana, descobri a quintessência da expressão dolce far niente, pérola da cultura italiana. fiquei ali por nem sei por quanto tempo, sentindo o sol queimar meu rosto, observando o movimento [das pessoas e dos pássaros], ouvindo os sinos do imenso relógio e pensando em como não vale a pena andar correndo pela vida, e no quanto me equivoquei neste particular nos últimos anos. poderia estar lá até agora, mas tive que seguir viagem. próxima estação: firenze.

--------------------------------
p.s.:

'they say they built the train tracks over the alps between vienna and venice even before there was a train that could make a trip.
they built it anyway. they knew one day the train would come.
~
any arbitrary turning along the way and i would be elsewhere.
i would be different.
what are four walls anyway?
they are what they contain.
the house protects the dreamer.

~
unthinkably great things can happen, even late in the game.
it's such a surprise.'


[under the tuscan sun]

Um comentário:

  1. Imaginar Candice Sempre Apressada Por Corredores e Todos Lugares apreciar fazer nada, olhar as pessoas e saborear o ócio.

    ResponderExcluir