domingo, 25 de dezembro de 2011

.#barcelonafeelings, parte I.


 .madrid: o começo de tudo.
 .casa milá, casa batlló e prédios do passeig de gràcia.
 .casa milá / la pedrera: gaudí psicodélico.
 .a pose padrão e a sagrada família vista do telhado da casa milá.
 .espaço gaudí: interior da casa milá.
 .tour casa milá.
 .ambientes casa milá.
 .sagrada família.
 .japa perdendo a dignidade para bater uma foto da namorada com a sagrada família [inteira] ao fundo.
.o surreal reflexo da sagrada família na vitrine do mc donalds e os horários de funcionamento em catalão. 

como vocês já sabem, minha 'aventura italiana' começou ainda na espanha. saí de madrid no domingo, dia 18, cedíssimo. o metro acabava de reabrir as portas e TODOS os madrileños compreendidos na faixa entre 18 e 30 anos voltavam da balada [a movida madrileña começa tarde e termina cedo!]. fazia um frio desumano quando peguei a linha azul clara até atocha renfe com minha pequena malinha marrom. de madrid até barcelona, pouco mais de 3 horas num ave. desembarquei em sants por volta das 10:00h e como meu trem para milão saía apenas às 19h, mas da estación de francia, ali do lado da barceloneta, fui na lógica e pensei: chego em barcelona, vou direto de sants a francia, deixo a 'alcione' [a 'marrom', apelido que dei à minha mala!] num locker e vou aproveitar o dia. qualquer um no meu lugar faria extamente o mesmo! ocorre que chegando na dita estación de francia, que estava uma bagunça do caramba [estava acontecendo um bazar-balada-beneficente e tinham 700 mil pessoas ocupando cada milímetro quadrado do local!], descobri que simplesmente NÃO EXISTEM LOCKERS na estação!!! great, programei deixar minha mala na ÚNICA estação de trem DO MUNDO que não tem lockers!!! [anotem isso, pelo amor de Deus, para nunca incorrerem no mesmo erro!]. beleza,  agora eu estava em barcelona, num dia de céu impecavelmente azul, com uma mala na mão e no meio de um bazar almodovariano [acreditem, era uma feira bizarra, que só poderia acontecer mesmo em barcelona - jamais, nunca, em tempo algum, uma zona daquele tamanho seria permitida em madrid!].  era final do campeonato de sei-lá-o-quê do futebol no japão e o barcelona jogava contra o santos [alguém por favor me explica de novo por que o barcelona estava jogando contra o santos no japão que eu ainda não entendi?!]. entrei num bar na frente da estação e tomei um suco de laranja enquanto o barcelona massacrava o santos, para delírio dos presentes [e ódio meu, que sou real [madrid], e brasilera!], e enquanto eu colocava o tico e o teco para encontrar uma solução sobre o que fazer da 'alcione'. num momento de lucidez e sorte daqueles apenas permitidos aos viajantes, avistei um hotel do outro lado da rua e corri até lá para perguntar se eles acaso teriam uma consigna, que é o correspondente castellano do locker inglês. o recepcionista me olhou com cara de quem já tinha visto este filme mil vezes e foi logo dizendo que eles não dispunham deste serviço [mal sabia ele que, a esta altura do campeonato, eu estava disposta a pagar 50 euros a hora!], mas me sinalizou um hostal de duas estrelas, chamado orleans [anotem!], ali do lado, onde podiam me fazer esta caridade. corri lá, deixei a alcione pela bagatela de 5 euros [todo o período] e fui ser feliz em barcelona.
voltei para o metro e fui até a estação passeig de gràcia. subi quase na frente da casa batlló e caminhei a avenida charmosa até a casa milá / la pedrera, onde tinha uma dívida a pagar: subir no telhado psicodélico de gaudí. e assim fiz. um programa imperdível, apesar de não muito barato [custa 15 euros o ingresso que te coloca lá em cima e te permite ir descendo e visitando uma exposição maravilhosa, que vale cada milésimo de centavo!]. atravessei a rua e me meti na #starbucks, onde tomei um frapuccino caramel para para repor as energias e seguir viagem. a próxima parada era a sagrada família, para onde segui caminhando e apreciando os prédios tão característicos quanto bonitos de barcelona.  
a visão da sagrada família sempre impressiona. lembro que a primeira vez que a vi, nos idos do ano 2000, era noite e fiquei sem ar. as milhares de esculturas esculpidas em pedra do lado de fora me remetem aos castelos de areia que fazia com meus pais na praia do futuro e acho que é isso, precisamente, o que eu mais gosto nela. apesar de impressionar, não é exatamente minha obra preferida de gaudí. a desconexa casa milá e o encantado parc güell [que ficou para ser revisitado na volta para casa, quando dormirei uma noite na cidade!] levam o ouro e a prata no meu gaudí awards particular. confesso que me incomoda um tanto o fato de que outros terminem, ou tentem terminar, uma obra que para mim ganharia mais se permanecesse inacabada. desta vez, 11 anos depois da minha primeira visita e com as obras muito mais avançadas, achei inclusive que andaram 'mexendo um pouco demais no angu'. não gostei de alguns elementos que foram agregados e me deixaram com aquela sensação desagradável de 'samba do crioulo doido'. #prontofalei
cogitei entrar no mc donalds onde da outra vez vivi a cena surreal de comer o mesmo quarteirão que comia na dom luís sentada na frente da sagrada família, mas o avanço da idade me levou para o conforto das poltronas verdes e do café quentinho da #starbucks. aliás, vou contar uma coisa para vocês: #starbucks salvam!!! 
tocava uma bossinha deliciosa do meu vinícius e me senti absolutamente em casa. foi o tempo exato de descansar as pernas, entrar na internet e voltar para a tal da estação de francia [onde - pasmem! - ainda rolava o bazar-balada, com direito a 'vai popozuda, vai po-po-po-zu-da...' e tudo o mais!] e entrar no trem-hotel-salvador-dalí, que me levaria até a itália. próxima estação: MILANO! [não percam, em neon verde limão piscando]. 

Um comentário:

  1. tá, confessa: vc vai anotando tudo pra depois postar, né? ou tua memória é tão prodigiosa que vc guarada tudinho nos mínimos detalhes????? pq eu, a lesa do bairro, já teria esquecido metade dos detalhes...rs...bom,pra variar, MORDI A GOLA DA BLUSA DE INVEJAAAAA, babei colorido no teclado e já estou ovulando esperando por Milano!!!!

    beijo beijo beijo

    ResponderExcluir