terça-feira, 27 de dezembro de 2011

.#miLAnofeelings.

 .duomo: 'floresta di milano'.
 .olha a pose padrão na duomo aí gente!.
 .vittorio emanuele, o tradicionalíssimo café biffi e eu me sentindo a bianca brandolini.
.detalhes galleria vittorio emanuele: a mãe de todos os shopping centers do mundo.
.natal alla milanese.
.o deliciosíssimo panzerotti luini e a inacreditável fila do estabelecimento.
.uma mistura inusitada: gelato di limone di sorrento + variegato nutella.
.detalhes: o teto da bonita stazione di milano centrale e o inacreditável outdoor em plena duomo.

viajar de trem pela europa é como entrar num filme, especialmente se você for da espanha à itália cruzando todo o sul da frança durante uma madrugada. pode parecer incompreensível escolher fazer este percurso de trem quando em avião não levaria mais que umas poucas horas e custaria a metade do preço [sim, viagens internacionais de trem pela europa costumam ser beeeem mais caras que as de avião, ainda mais na 'era das low costs', como ryanair, easy jet e congêneres], mas viajar num trem hotel chamado salvador dalí tem lá seus encantos. no mais, como já contei para vocês noutro post, me devia uma volta a barcelona e estava cansada de avião e disposta a qualquer negócio para não ter que entrar em mais nenhum pelo menos até o final deste ano. 
já viajei bastante e em toda qualidade de trem que vocês possam imaginar: de alta velocidade, trem teco-teco regional, de classe turística, de primeira classe, em cabine dormitório, trem de dois andares, tudo, mas nunca tinha viajado num trem-hotel. gosto de ir vendo a paisagem e da praticidade do embarque e desembarque. não gosto das figuras bizarras que teimam viajar sempre no mesmo vagão que eu - isso inclui as inofensivas, que viajam com um vidro de pimenta tabasco, metodicamente pingada sobre o lanche da madrugada, até as potencialmente perigosas, como o indiano de cicatriz no rosto que viajava na mesma fila que eu, do outro lado do corredor, e que foi detido pela polícia ferroviária de portbou [pequeno município da província de girona, ponto mais oriental da espanha, na fronteira com o sul da frança] porque viajava sem passaporte [senti uma mistura de pena e alívio quando a polícia o fez descer e o trem seguiu viagem sem ele... mais pena, a bem da verdade, porque, afinal, vivo no 'mundo maravilhoso de candice', pero bueno].
as paradas nas fronteiras, primeiro da frança e depois da itália, merecem, aliás, comentários à parte para a ala feminina que me lê aqui nesta biroska. impossível não reparar no naipe azul marinho dos policiais ferroviários, especialmente naqueles em cujas costas se lê, bordada, a palavra POLIZIA. quando o trem parou na nevada modane, na fronteira da frança com a itália, às 6h da matina, e todos fomos acordados com o sonoro bon jour de uma policial francesa sósia da marlene matos, que entrou escoltada por outros seis policiais, metade franceses, metade italianos, todos com walk talkies em punho e instruídos a rever todos os passaportes a bordo, percebi que o lance do indiano detido na fronteira da espanha com a frança tinha sido cabeludo e já tinha chegado ao conhecimento e registro dos carabinieri
depois do episódio e de mais umas sonequinhas nas poltronas super-reclináveis [quase 180º, tipo primeira classe de avião da emirates!], levantei o tapa-olho para a testa e encostei a cabeça na janela, vendo o sol nascer por detrás dos alpes piamonteses naquela que será para todo o sempre a minha mais bonita lembrança italiana. pouco mais de uma hora depois, desembarquei em miLAno centrale.
miLAno, dito assim, com o LA mais alto e bem aberto, é uma cidade bonita mas com pouca personalidade italiana, de maneira que pode ser um pouco frustrante para quem espera já entrar na itália confirmando toda a caricatura guardada do país no imaginário - o que, naturalmente, era o meu caso. miLAno me lembrou bruxelas: uma cidade que merece uma visita mas não merece um retorno [que @marianamarques não leia este post!]. a duomo é lindíssima, majestosa, impressionante, e vale, por si só, a viagem. a galleria vittorio emanunele e a via manzoni são chics, assim como as pessoas que as freqüentam - é vero! -, mas vamos combinar que existem outros milhões de lugares chics semelhantes, e até mais interessantes, no mundo globalizado. a scala é histórica e certamente linda por dentro, mas mas não chega a impressionar por fora. o melhor de milão certamente está no que não fiz: visitar o convento de santa maria delle grazie, onde está o afresco original da misteriosa última ceia de da vinci. a visita é restrita a pequenos grupos [de 25 pessoas, com intervalos de 15 minutos entre um grupo e outro] por dia e é quase impossível conseguir entrar sem comprar o ingresso [com hora marcada] com antecedência. tanta restrição se justifica pela necessidade de preservação da obra [que reza a lenda foi a única parede das imediações a escapar da destruição durante os bombardeios da segunda guerra mundial], que passou a ser ainda mais procurada após as questões levantadas por dan brown no best seller 'o código da vinci'.
de comidas, além do imperdível risotto alla milanese, comível em qualquer restaurante da cidade, recomendo master o delicioso panzerotti luini, que fica no número 16 da via s. radegonda, na esquina de uma das saídas laterais da vittorio emanuele. a fila é assustadora [vide foto!] e você certamente tenderá a desistir, mas quem for guerreiro [a fila anda super rápido!] me dará razão. os panzerotti são como calzones, e podem ser salgados ou doces, feitos no forno ou na frigideira. conselho de amiga: compre mais de um para não ter que voltar para a fila, como eu, que comi um de pomodoro e muzzarela ao forno e depois tive que voltar para experimentar a versão frita. cada um melhor que o outro! bem na frente do luini, recomendo que a sobremesa se faça na cioccolati italiani, onde iniciei minha expedição un gelato al giorno com o deliciosíssimo limone di sorrento, o sorvete de nome mais chic de toda a minha vida, para fazer jus a miLAno. próxima estação: veneza.

3 comentários:

  1. AMIGAAAAA, muito chic seu gelato milanês. É maravilhoso ler os seus posts. Parece que vc está me contando a sua viagem em uma mesa de qq McDonald´s daqui, como há alguns "bocados de dias" atrás. :) Bj

    ResponderExcluir
  2. que bom, amiga! tinha outro também, chiquetelelésimo, chamado arancia rosa di sicilia [laranja rosa da sicilia]. morri.com.it. beijo nim ti!

    ResponderExcluir
  3. e eu continuo só no invejeimilvezes.com.br

    hahahahahaha.... há de chegar o dia em que euzinha irei desfrutar da Europa, especialmente da Itália, com direito a tantos pormenores....senil estarei, terei que gravar...rs

    beijos, tri mais que amada!

    ResponderExcluir