quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

.madrid, anoche.

essa semana tivemos dois feriados aqui: anteontem e hoje. anteontem, dia da constituição espanhola, que neste 2011 soprou 33 velinhas em comemoração à reabertura democrática do país, depois da ditadura franquista. hoje, dia da virgem imaculada, mais um dos feriados católicos do país. como caíram numa terça e numa quinta, foi o pretexto perfeito para o país parar a semana inteira. explico: segunda foi un puente, entre domingo e terça. quarta un puente entre terça e quinta. e amanhã, sexta, será otro puente, entre quinta e sábado. sim, os espanhóis sabem imprensar [e viver!] como ninguém!
para mim, não houve aula do doutorado - o que foi providencial já que estou resolvendo o caso prático que me servirá de avaliação do primeiro módulo, já finalizado. como temos que entregar até segunda-feira, essa semana sem aula acabou sendo uma benção. 
ontem à noite, depois de 48 horas sem sair de casa e de 8 das 9 questões resolvidas, fui dar uma volta. peguei o metrô até a plaza de españa e caminhei toda a gran vía, vendo o movimento e as vitrines de navidad, até o emblemático edifício metrópolis, um dos ícones de madrid [esse branco aí que tem um anjo em cima e que ilustra essa biroska!]. no caminho, uma pausa na espetacular loja da national geographic [gran vía, 74], onde eu compraria rigorosamente tudo o que vi, desde o moleskine com capa do grand canyon até o abajur de globo terrestre. #robertkincaidfeelings
o anjo que vigia madrid do alto do metrópolis vê em perspectiva, à sua frente, a fuente de cibeles, a puerta de alcalá e as copas das árvores do retiro. cibeles está no paseo de recoletos, onde vi uma menina atravessar de patins às 23h e fiquei passada no dendê. à direita, a fuente de neptuno e o prado. à esquerda, a plaza de colón, ponto de convergência entre os paseos de recoletos e de la castellana. todos, cartões postais da cidade. virei à esquerda, direção de casa [embora eu não pretendesse fazer o caminho a pé], e me meti num restaurante italiano tipo cueva, onde encontrei refúgio dos 2ºC num lambrusco de 2 euros e lembrei da minha amiga camis pedindo 'um minuto de silêncio'. a vida é difícil por aqui.

Um comentário:

  1. hahahaha! terminando o post na classe. :}
    adoro viajar por madrid em tuas palavras, tró.

    ResponderExcluir