sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

.n´allez pas trop vite, 2012!.

 .os prédios aqui ficam cheios dessas 'bandeirinhas' no natal.
.minha nochevieja na puerta del sol. 
 .as mil velas no mercado de san miguel no día de reyes.
.meu presente de reyes e a lata temática de biscoitos, que comprei no mercado de san antón. 
 .cenas do rastro, ao som de djobí-djobá.
.a primeira parte [só a primeira parte!] do meu garimpo na zara.

hola, cariños! o ano mal começou e já estamos bem-dizer no final de janeiro... e eu, nem confiança para esta biroska, né?! sei que desse jeito a audiência, que já não é essas coisas, vai para o brejo, mas é que foram 'tantas emoções' e tem passado tudo tão rápido por aqui que não raro me pego curtindo uma nostalgiazinha antecipada [a minha cara!], pensando que já já esse meu tempo [precioso] aqui vira saudade. outro dia, jogando conversa fora no twitter, surgiu a pergunta: 'para onde eu queria ir depois daqui?'... e sabem o que eu respondi, assim, na lata?! 'depois daqui quero voltar para aqui de novo!'... agora digam se esse meu encantamento por madrid tem jeito?!
o ano começou e eu ainda estava mortinha da silva, depois da itália. cheguei dia 28, feliz da vida por ter dado tudo absolutamente certo nesta que foi a viagem mais gincana da minha vida, mas doida para passar uns dias quietinha e quentinha aqui no meu apartamento de cozinha verde limão.
não tive coragem, de novo [terceiro revéillon meu em madrid e quarto na espanha e nada!], de ir para a puerta del sol, onde acontece a festa de ano novo mais tradicional do país. garanti as uvas, a champanhe, a ceia [fiz até rabanadas, que não tinha comido no natal!], a roupa nova e a peça vermelha, botei o DVD da bethânia [tempo tempo tempo tempo] para troar e depois acompanhei o babado da puerta del sol pela tv. aí foi esperar o ano novo de são paulo, às 3h daqui, de fortaleza, às 4h, e yada yada yada.
o ano começou comigo estudando igual maluca para as duas provas do doutorado que tive dia 10. aqui na espanha as vacaciones de navidad, como eles chamam, vão até o dia 6 de janeiro, día de los reyes magos. só no dia 6 de janeiro as crianças recebem os presentes, trazidos por melchor, gaspar y baltazar [nada de papai noel - o que, convenhamos, é bem mais coerente!]. dia 6, aliás, dei uma passadinha no mercado de san miguel [que amo!], para ver as 1000 velas se acenderem, já que tinha perdido o acontecimento no dia do natal. lindo!  
as minhas vacaciones, no entanto, acabaram dia 28, quando cheguei de viagem. considerei de ótimo tamanho os dias que passei na itália e mergulhei nos livros, nos textos e nas minhas anotações das aulas até o dia das provas. terminadas as provas [acho que fui bem - ainda não recebi as notas!], a recompensa: do doutorado direto para o príncipe pío, para aproveitar as rebajas, que tinham começado desde o dia 7. fiz a festa na zara, na h&m e ainda andei fazendo mais umas [muy buenas] compritchas sábado passado, na gran vía. se a gente fica louca ao ler a palavra ´LIQUIDAÇÃO' em vermelho negrito na vitrine das lojas no brasil, avalie lendo 'REBAJAS' na vitrine da zara?! fiz a festa, viu?
no domingo, fui ao el rastro, que é o mercado de pulgas mais tradicional daqui de madras - imperdível. fiquei ali, andando no meio daquele mundaréu de gente, ouvindo djobí-djobá-cada-día-te-quiero-más num flamenco de raiz e agradecendo mentalmente por estar nessa cidade que eu tanto amo e que tanto me faz bem. o que comprar no rastro?! do anelão antigo com pedra turquesa até talheres de prata!  
sexta passada, depois da aula, fizemos mais uma 'fiesta de las naciones' com os compañeros do doutorado. dessa vez, fomos num bar joinha em la latina e terminamos a noite no terraço mais charmoso de madrid, no mercado de san antón [qualquer hora dessas volto lá e bato umas fotos porque nesse dia eu estava sem máquina - sorry!].
como nem tudo aqui é glamour, essa semana peguei uma gripe [espanhola] uó. desde segunda, cada dia uma emoção: moleza, febre, dor de cabeça, tosse, rouquidão - uma beleza! tô aqui, quietinha, na calefação, para ver se fico boa e amanhã vou no corral de la morería, o tablao flamenco mais famoso daqui. depois conto tudo a vocês!
------------------------------------------
gostou do título do post, fá?! [louca para ler o livro do allain de botton que você recomendou... tudo a ver com o meu 'momento existencial'].

2 comentários:

  1. que emoção te acompanhar por aqui, Xará. parece até os tempos dos nossos ex-blogs. era tão bom! espero que vcs estejam bem e que curtam muito essa temporada. beijo enorme e votos de um ano sensacional! candice

    ResponderExcluir
  2. can
    que bom que deu uma atualizada no blog! o título nos vem mesmo a calhar, começamos o ano com mensagem proustiana e ainda há onze meses para fazermos deste 2012 um ano de muitas conquistas!
    Aqui em Fortaleza nada de madeleines, vou ter que ir a Paris pra conferir!! rs
    bjo e se cuide desta gripe...

    ResponderExcluir