domingo, 12 de fevereiro de 2012

.de mayrit a madrid.

 .jardines del campo del moro - palacio real [onde ficava o alcázar].
 .sossego.
 .puente de segovia [1564] sobre el río manzanares.
 .ruínas da  muralha islâmica: onde nasceu mayrit.
.la catedral de la almudena e o jogo dos 7 erros na pose da coleção.

a visão do palácio real desde a entrada dos jardines del campo del moro é de tirar o folêgo: um larguíssimo paseo verde que sobe rumo à fachada ocidental do palácio, branquíssimo e imponente, contrastante com o céu impecavelmente azul de madrid [mesmo nos dias de inverno]. a entrada principal do palácio, pela plaza do oriente [do outro lado], leva o turista mais desavisado a imaginar que os jardins do palácio se resumem aos jardines de sabatini - ledo engano! esse mesmo turista, ao entrar no palácio, avista, lá de cima, um imenso e 'inacessível' jardim através dos grandes arcos da praça central e quase sempre vai embora de madrid imaginando como e se é possível chegar até lá. revelo agora o segredo: tome o metro e vá até a estação príncipe pío [linha 10 ou 6]. saia pelo paseo de la florida e atravesse a rotonda [existe essa palavra em português?] à sua esquerda. simples assim!
hoje faz 3 meses que cheguei aqui. o doutorado me trouxe de volta para onde eu sempre soube que voltaria. como vivo com uma ampulheta imaginária que vai contando mais meus dias a menos que meus dias a mais, ontem acordei com aquela incômoda sensação de dívida e aproveitei os 7º que fazia lá fora [a temperatura mais alta da última semana!] para visitar os jardins e suas imediações [o paseo de la virgen del puerto e a puente de segovia].
o palácio real foi construído numa colina do río manzanares, que corta madrid - sobre as ruínas do antigo alcázar [a história da espanha é essa: cristãos tomam o que era dos árabes, destroem suas construções e constroem sobre elas seus correspondentes: palácios sobre alcázares, catedrais sobre mezquitas e assim vai!]. os jardines del campo del moro ficam exatamente na encosta desta pequena colina, que liga a face ocidental do palácio ao rio, e ganharam esse nome porque, antes de existirem o palácio e os jardins, esse foi o local onde supostamente os árabes montaram acampamento em 1109, durante a tentativa de retomada da cidade, já dominada pelos cristãos [moros = mouros, no português].  
apesar de já ter vivido aqui e de ter visitado a cidade algumas vezes entre 94/95 e 2011/2012, eu vergonhosamente fazia parte da turma dos 'turistas desavisados' e jamais havia pisado no campo del moro. antes tarde...!
para quem vem a madrid e vai visitar o palácio recomendo um roteiro alternativo e bem mais completo que o tradicional: desça no metro príncipe pío, veja a face oeste do palácio e dê uma volta circular pelos jardines. saia pelo mesmo portão da entrada, atravesse a avenida e caminhe pelo bonito paseo de la virgen del puerto, às margens do manzanares, até a puente de segovia. depois, pegue a esquerda e suba toda a colina por dentro, orientando-se pela enorme cúpula azul da catedral de la almudena. [dá uma bela caminhada colina acima, mas não faltam bancos pelo caminho, para os menos em forma.]
ali do lado, veja os restos da muralha islâmica [mayrit], onde nasceu madrid no século IX [a muralha é simplesmente ignorada nos roteiros turísticos tradicionais - um absurdo!]. naquele então, madrid se chamava mayrit [terra rica em água] e se resumia à fortaleza árabe construída pelo califado de córdoba para vigiar a navegação do manzanares, lá em baixo, até toledo. quando os cristãos tomaram toledo, tomaram também no caminho a fortaleza e o alcázar de mayrit, construído exatamente onde hoje está o palácio. mayrit ganhou, então, uma tradução cristã e passou a chamar-se magerit.
o alcázar, tal como construído pelos árabes, foi usado como residência real até ser destruído por um incêndio que durou três dias, no final de 1734. em abril de 1738 a primeira pedra da construção do atual palácio foi colocada e trouxe junto a bonita catedral de la almudena, que compõe o 'complexo do palácio'. a catedral foi construída no encontro da calle de bailén com a calle mayor, bem no ponto onde estava a antiga mesquita [palácio sobre alcázar, catedral sobre mezquita!]. magerit evoluiu para madrid e cá estamos nós! de mayrit a madrid em uma tarde.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário