quarta-feira, 23 de novembro de 2011

.#chamberífeelings.


cheguei há 10 dias e, francamente, parece que faz 1 mês. estou adaptada ao apartamento [que é uma graça e super confortável - não tinha nem como não estar!], ao bairro, ao frio, ao idioma, ao curso, às regras de reciclagem do lixo, e quase já também ao fuso [que tem sido o mais difícil para mim!]. vivo numa rua tranqüila, de nome mais-espanhol-impossível e cheia de árvores que já perderam metade das folhas por força do outono. o bairro, chamado chamberí, é delicioso - residencial e comercial na medida rigorosamente exata. aqui no quarteirão temos: uma farmácia [cuja simpática balconista atende pelo nome de mercedes], uma padaria [de um casal de equatorianos muito gente fina, gonzalo e marta], dois supermercados [ahorra más e dia%], dois hortifrutis, um santander, uma caja madrid, vários restaurantinhos e bares [alguns tradicionais, outros bem descoladinhos, mas todos sempre lotados no fim do dia], uma papelaría, uma eletrônica [sim, eu já precisei de uma eletrônica mesmo tendo chegado há pouco mais de uma semana!], uma floricultura [cheia de gérberas], várias peluquerías [incluindo uma marco aldany, que é o que mais tem aqui em madrid!], um locutório [que é tipo uma lan-house, mas onde também se faz ligações internacionais, se facilita o envio de dinheiro para o exterior - especialmente para a américa latina e para o leste europeu - se imprime e se tira cópias [o que, convenhamos, é bem útil para uma estudante de doutorado!] e - o melhor de tudo! - um chino, bem na frente de casa, aberto twenty-four-seven [ô raça para trabalhar!], sem direito a siesta [sagrada para os espanhóis - aqui fecha tudo das 14h às 17h!], e que vende TUDO [em caps lock e negrito sublinhado!] o que vocês puderem imaginar, do apontador de lápis ao cesto de roupa suja.   
melhor que o chino aqui da frente só mesmo as duas estações de metro, ambas a menos de 200m da minha porta, cada uma levando para um lado diferente da cidade. se viro à direita, vou para a linha 7, laranja, e se viro à esquerda, para a linha 1, azul clara. andando mais um pouquinho, outras duas estações, que me conectam às linhas 2, vermelha, 6, cinza, e 10, azul escura. uma baldiação apenas em qualquer uma delas e chego a qualquer buraco de madrid. perfecto!
no mais, apenas 5 minutos caminhando [tranqüilamente!] do paseo de la castellana, que é a principal avenida de madrid, e 20 minutos do instituto, onde acontecem minhas aulas do doutorado, todos os dias, das 16:30h às 20h, e para onde tenho feito questão de ir, e voltar, a pé, apreciando cada edifício imperial dos muitos que há no caminho, cada criança empurrada no carrinho pelos pais, cada pessoa bem vestida [ou nem tanto!] que passa, cada árvore que novembro vai desfolhando dia após dia. tudo lindo, numa madrid que desde sempre me recebeu e me acolheu tão bem.
de ruim mesmo, só a saudade dos meus, hoje em muito amenizada pelo amado-e-idolatrado-salve-salve skype, a oitava maravilha do mundo. quem morou aqui em 1994/1995, como eu e minha prima carol [leitora já assídua desta biroska!], sabe que o inferno era esperar carta de correio todo dia e sofrer mais que a maria do bairro quando não chegava nada [e quando chegava para uma e não chegava a outra?! uma tragédia grega!]. hoje, com o santo skype, com o querido twitter, com o chatíssimo, pero necesariofacebook, e com o imbatível email, os tempos são outros, absolutamente outros.
--------------------------------------
p.s.: aí nas fotinhas, as visões à direita e à esquerda da minha varanda [depois prometo que bato uma foto do chino para mostrar a vocês!].

2 comentários:

  1. tinha um chino do lado do meu prédio em salamanca e eu .vivia. comprando coisas lá. claro, me comunicando em mímicas... porque, né? eles não faziam questão de aprender espanhol, HAHA.

    pode me adicionar no skype, viu, bonitinha? que quando eu tiver na nêga eu vou fazer uma conferência-fofoca e dar um f5 na vida. :)
    eu acho que o meu é ccarolf.

    ResponderExcluir
  2. acho que toda dona de farmácia de madrid se chama mercedes... e todos os mercadinhos são o dia e o ahora más... que saudade...
    Mas eu tô com inveja mesmo são dos barzinhos...kkk

    ResponderExcluir